sexta-feira, 4 de outubro de 2013

UM PLANO...

            

Ele subiu na marquise da ponte, olhou para baixo, respirou bem fundo e se preparou para pular. Preparou-se para o ultimo passo que daria em toda a sua vida, talvez, o mais importante, pois, após esse passo, nada mais poderia ser mudado. Era seu ultimo e definitivo ato. A não ser que desistisse. No entanto, desistir, não fazia parte de seus planos.
            A altura não era grande, mas, o suficiente para seus planos. Olhou para baixo e não sentiu medo. Logo ele que tinha pavor de altura, agora estava a quase trinta metros do solo e não sentia nada. Nem um frio na espinha. Nem o aumento dos batimentos cardíacos. Nada. Estava indiferente. Aceitou aquilo como se fosse um sinal. Um sinal de que estava no caminho certo. Um sinal de que tomara a decisão correta.
            “É agora, ou nunca” pensou.
            Então, aos poucos foi inclinando seu corpo para o vazio à sua frente. Em instantes tudo estaria acabado e, o vazio que sentia dentro de si, tal e qual ao que ele estava se preparando a se lançar acabaria. Desapareceria para sempre.
            Há dias havia decidido acabar com sua vida. Passou horas e horas estudando a melhor forma de levar a cabo o que se propusera. Horas e horas se preparando para seus últimos momentos. Para os momentos finais da sua vida. Da sua existência. E, por incrível que parecesse não tinha medo algum. Na verdade, sentia-se tranqüilo. Sentia-se feliz.
            Não queria ganhar notoriedade, tampouco, chamar a atenção de quem quer que fosse. O que ele definitivamente queria, era acabar com os sentimentos controversos que aos poucos, matavam-no. Acabar com a angústia constante que lhe consumia. Com sentimento de impotência, diante de certas circunstancias que a vida havia lhe imposto. Ele queria acabar de vez com a solidão. Uma vida de um presente sem futuro, sem pesperctivas de melhora. Uma vida, sem vida. Sem sonhos. Sem pretensões. Por isso, não havia sentimentos, arrependimentos. Não havia nada.
            A alta madrugada deixou-o solitário. Não havia ninguém para fazer com que ele recuasse. Para impedir seu ato, que agora, seria o ultimo. Estava só. Como vivera a vida toda. Estava só, consigo mesmo, tendo como companhia sua própria sombra. Os sons da noite, que, fariam a derradeira trilha sonora. Estava a sós com a vida. A sós com a morte.
            Soltou uma das mãos e esperou alguns segundos. Sentiu a brisa leve da noite tocar-lhe o rosto. Acariciar-lhe levemente. Pronta para embalar-lhe até o fim iminente. O fim que tanto esperara.
            Então ao soltar a outra mão, sentiu que algo o segurava. Assustou-se o susto fez com que retornasse a segurar a marquise com as duas mãos. Evitando, assim a preeminente queda.
            “O que está acontecendo”.
            “Não havia ninguém aqui”.
            “Como...”
            A princípio evitou olhar para trás. Procurava colocar as idéias em ordem. Procurava ordenar seus sentimentos. O medo apareceu. A coragem dissipou-se completamente. Sentiu um tremor tomar conta de si. As pernas bambeavam. A respiração ficou ofegante. De repente, estava paralisado. Não ia para frente nem para trás. Não conseguia sequer pensar. Não conseguia se jogar, acabar de vez com todo o sofrimento. Acabar de vez com a sua vida.
            - Meu filho! – era uma voz doce e calma de mulher – O que você esta prestes a fazer?
            - Eu... Eu... Deixa prá lá.
            Aquela situação deixou-o totalmente indefeso. Envergonhado, não consegue olhar para trás. Não consegue olhar nos olhos da pessoa, que pelo menos por enquanto evitara seu melancólico fim. Não sabia o que fazer, afinal não queria que ninguém testemunhasse o que pretendia fazer. Tinha escolhido o local e o horário para que isso ocorresse. Não queria testemunhas da sua covardia. Não queria que ninguém testemunhasse sua falta de amor próprio. Sua falta de amor á vida. Sua falta de fé.
            Olhou para baixo e ameaçou pular, mas, não conseguiu. A coragem de instantes havia desaparecido por completo. Agora, por mais que quisesse, não conseguiria ir até o fim. Seus planos haviam ido por água abaixo.
            - Não precisa ficar envergonhado. Eu sei muito bem o que você estava prestes a fazer. E compreendo. Agora saia daí, antes que você caia. E não é isso que você quer agora, não é verdade?
            “Droga”. “Claro que é”. “Se não fosse por você eu já teria partido dessa para a melhor”. “Ou pior, vai saber”. Estas palavras ficaram somente em seus pensamentos, não tinha coragem de dizê-las.
            - Desculpe... Olha, não é o que a senhora esta pensando. Eu estou aqui para observar melhor a cidade – disse timidamente – A vista daqui, é simplesmente, maravilhosa. Linda! Você precisa... Ah, deixa prá lá.
            - Não tenho dúvidas de que a vista da cidade deste lugar é maravilhosa, mas, prefiro observá-la daqui. É mais seguro. Experimente olhar daqui. Vamos! Saia daí. Antes que eu...
            Antes de ela terminar a frase, ele já estava ao seu lado. De uma hora para outra se sentiu amado. Sentiu-se bem. De repente sentiu uma vontade tremenda de viver. De ser feliz. Não sabia explicar o que estava sentindo. Só sabia que nunca havia se sentindo tão bem em toda sua vida.
            - Muito obrigado. – disse ele olhando nos olhos da mulher. Olhos que lhe transmitiam a mais pura tranqüilidade. O mais puro amor. – Muito obrigado mesmo.
            - Por quê? Você só estava...
            - Você sabe muito bem o que eu iria fazer. – disse envergonhado – Eu ia...
            - Não precisa dizer nada – interrompe ela – Já passou... Já passou... Não é verdade? Como dizem, águas passadas...
            - É, águas passadas... Desculpe meu mau jeito, é que estou... Você sabe...
            - Não se preocupe. Acabou. Simplesmente acabou.
            - Posso te abraçar?
            - Claro! Por que não?
            Eles se abraçam. E choram.
            O amor está presente ali, naquele momento. O amor puro. O amor que salva. O amor que cura. Que cura todas as feridas. Até as feridas de morte.
            - Você sabe que me salvou, né?
            - Não! Você que se salvou. Você salvou a si mesmo. Sua coragem o salvou. Você não é um covarde. Nunca se esqueça disso. Você não é um covarde. Um incapaz. Um inútil. Todos nós temos medos. Todos somos inseguros, afinal, nunca sabemos o que nos espera. Mas, pense bem, se soubéssemos perderia a graça, não é verdade? Filho, tenha fé. Viva um dia após o outro. O amanhã a Deus pertence. É claro que o amanhã será o reflexo do hoje, do ontem, mas, sempre há tempo para mudarmos e conseqüentemente, mudarmos o nosso amanhã. O nosso futuro. Nós não somos uma ilha. Apesar de muitas vezes acharmos que somos. Nunca se esqueça disso.
            A cada palavra dita, ele se emocionava mais, absorvia cada palavra e buscava os melhores sentimentos dentro de si. Agora esta a salvo. Não teria mais medo. Não tinha mais medo. De repente todos os maus sentimentos se dissiparam e ao sentir o amor que aquela desconhecida tinha por ele, sentiu-se feliz. Sentiu a pessoa mais amada do mundo. Sentiu que a partir daquele momento, também, estava pronto para amar. Amar as pessoas. Amar seus semelhantes. Amar, principalmente a sua vida.
            - Pode ter certeza, nunca me esquecerei... Nunca... Como, também, nunca me esquecerei de você... Meu anjo...
            Abraçaram-se mais uma vez. Então ela se despediu dele.
            - Agora, tenho de ir. Já é tarde.
            - É. Muito tarde! Eu também tenho...
            - Cuide-se!
            - Vou me cuidar.
            Ela olha dentro dos seus olhos.
            - Nunca deixe de acreditar! Nunca!
            Ela virou-se e pôs-se a andar, devagar, tranquilamente, entre as sombras da noite. Não hesitava. Não demonstrava medo ou insegurança de estar ali àquela hora. Sozinha.
            - Meu nome é André – gritou ele.
            - Eu sei!
            - E o seu?
            - Maria – respondeu ela, desaparecendo na escuridão da noite.
            Olhando para a escuridão à sua frente, ele sentou-se no chão e desabafou. Chorou diante do milagre que acabara de presenciar. Diante do milagre que acabara de acontecer na sua vida.
           

 Marc Souza 

Um comentário: