quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROFISSÕES

PROFISSÕES


Em uma sala de aula, Vanice pergunta à professora:
- Professora qual é a profissão mais importante?
- Minha querida, todas as profissões são muito importantes, cada uma, tem a sua particularidade, a sua importância na sociedade em que vivemos. Desde a profissão de médico até a profissão de lixeiro, por exemplo.
- Eu não acho professora! – diz Eduardo.
- Por que, Edu?
- Por que algumas são mais importantes do que as outras, um médico, como o meu pai, é muito mais importante que um lixeiro. Quando eu crescer professora, quero ser um médico, igual ao meu pai.
- E por que você acha que um médico é mais importante do que um lixeiro? – pergunta a professora.
- Por que os médicos salvam vidas professora, e não tem profissão mais bonita, do que ter uma profissão, que salva a vida de outras pessoas, não é verdade?
- É Edu ser médico com certeza é uma dádiva, mas, pense bem, se não houvesse os lixeiros, certamente, as ruas estariam todas sujas, isso aumentaria, e  muito, as doenças. Não é verdade? E isso, dificultaria o trabalho médico. Não só dificultaria como, também, prejudicaria o trabalho dos médicos. Por isso, é que ambas as profissões, são de muita importância. Não sendo uma mais importante que a outra, mas sim, profissões complementares. Infelizmente, o que acontece, é que na nossa sociedade, um lixeiro não tem a mesma importância “financeira” que um médico. Mas ganhar mais, não quer dizer ser mais importante. Correto?
- É!
- Eu quero ser bombeiro, professora – diz Alfredo.
- Muito bem, Alfredo! E por que você deseja ser bombeiro?
- Porque minha mãe diz que é uma das profissões mais belas que existe.
- Com certeza esta é uma profissão muito bonita, e também muito importante.
- Eu quero ser dentista! – diz outro aluno – Dentista ganha muito bem né, professora.
- Sim, um bom dentista ganha muito bem.
- Eu quero ser modelo – diz Helena  - quero viajar muito e ganhar bastante dinheiro.
- Eu também quero ser modelo professora. – diz Leandro.
- E por que você que ser modelo?
- Para namorar muito.
- Eu quero ser apresentador de TV.
- Eu, diretor de empresa.
- Eu quero ser professora, que nem a senhora.
- Eu também!
- Eu também!
- Eu quero ser músico.
- Engenheiro!
- Médica!
- Advogado!
- Delegado de polícia, que nem meu pai.
- Veterinária!
A classe fica agitada, cada aluno começa a dizer a sua profissão preferida.
- Eu quero ser jogador de futebol, que nem o Neymar!
- Eu, Engenheiro!
- Juiz!
Enquanto a classe esta excitada com as profissões, Pedrinho, esta no canto, quieto, somente ouvindo seus colegas.
Quando a professora percebe, que o menino não está tão empolgado como as demais crianças da sala, ela pergunta.
- E você Pedrinho, o que você deseja ser quando crescer?
Pedrinho responde sem pestanejar:
- Honesto, professora!
A classe silencia.
A professora diz calmamente.
- Pedrinho, ser honesto não é uma profissão, ser honesto é uma opção de vida.
- Eu sei professora.
- Então...

- Professora, meu pai sempre diz que não importa a profissão que a pessoa tem, e sim, se a pessoa é honesta ou não. Ele diz que, quando a pessoa é honesta, a mais singela das profissões a torna importante, pois, ela vira um exemplo para outras pessoas. Afinal, a gente pode ser um médico honesto, ou um médico desonesto. Professora é mais importante ser um faxineiro honesto, do que um médico desonesto, não é verdade? Um lixeiro honesto, do que um engenheiro desonesto? A gente pode até ser considerado uma pessoa honesta, e na realidade não ser. O que é mais importante? Todas as profissões são muito importantes, mas, não tem nada mais importante do que a honestidade nas profissões, seja ela qual for. Professora, posso ser qualquer coisa, posso ter qualquer profissão, mas, o que eu quero mesmo, é ser honesto, que nem o meu pai.

Marc Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário