quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mesmo com o menor orçamento dos útlimos anos, encontro reúne grandes nomes do cenário nacional e internacional

Depois de Clarice Lispector, até então a única mulher homenageada pela Flip, chegou a vez da poeta Ana Cristina Cesar (1952-83) ser celebrada na maior festa literária do Brasil. A carioca considerada uma das principais figuras da Poesia Marginal marcou sua geração por uma escrita que revela elementos do cotidiano e de sua intimidade.


Poeta Ana Cristina Cesar é a grande homenageada da Flip 2016
Divulgação
Poeta Ana Cristina Cesar é a grande homenageada da Flip 2016


Além de Ana C., as mulheres vêm com tudo nesta edição. O palco principal contará com mais de 40% de vozes femininas, número nunca antes atingido. E diferente do ano passado, marcado por desfalques na programação, o tradicional evento no sul do Rio de Janeiro, que tem início nesta quarta-feira (29) e vai até domingo (3), promete ser bastante concorrido e bem-sucedido.

Ana Cristina Cesar
Reprodução/Tumblr
Ana Cristina Cesar

Apesar da crise econômica e orçamento de R$ 6,8 milhões, o menor dos últimos seis anos, o encontro reúne grandes autores do cenário nacional e internacional.
Entre as estrelas da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty estão nomes como a jornalista bielorrussa e prêmio Nobel de Literatura 2015, Svetlana Aleksiévitch, o escocês Irvine Welsh, conhecido pelo best-seller "Transpotting", e a sensação norueguesa Karl Ove Knausgård, autor da polêmica série "Minha luta".
Já o jornalista Caco Barcellos, criador do Profissão Repórter, da Globo, e autor de obras como “Rota 66” e “O abusado”, irá dividir a mesa “Os olhos da rua” com o jornalista britânico Misha Glenny, autor de “McMáfia”.
Em parceira com o Clube de Autores, o iG realizará a cobertura da maratona, trazendo os melhores debates e exclusivas com medalhões da literatura. Fundado em 2009, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. A startup é referência no incentivo da produção literária brasileira, já que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo. Atualmente, cerca de 10% dos livros publicados no Brasil chegam às livrarias com o apoio do Clube de Autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário