segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fenômeno literário, Jojo Moyes já vendeu mais de 8 milhões de livros

Rodrigo Casarin

Compartilhe
 Imprimir Comunicar erro
Jojo Moyes, Meet the Author
Jojo Moyes: é esse o nome de um dos mais recentes fenômenos da literatura mundial. A inglesa de 46 anos já vendeu mais de oito milhões de livros em todo o mundo – 800 mil apenas no Brasil – e a adaptação cinematográfica de seu best-seller “Como Eu Era Antes de Você”, publicado em 2012, estreia nas telonas do país no final de junho com Emilia Clarke e Sam Claflin no elenco. Além da obra que está prestes a virar filme, “Depois de Você”, a continuação de “Como Eu Era Antes de Você”, vem aparecendo nas listas dos mais vendidos do país, o que apenas comprova sua popularidade por aqui.
como eu era antes de voceEm “Como Eu Era Antes de Você”, Jojo narra a história de Lou, uma garota de 26 anos que mora com os pais, a irmã, um sobrinho pequeno e um avô com problemas de saúde. Leva um namoro insosso com um personal trainner e trabalha em um café que lhe paga mal. Sua vida, contudo, muda quando é despedida desse emprego. Precisando ajudar em casa, passa a cuidar de Will, um homem rico, inteligente e tetraplégico de 35 anos que vive sobre uma cadeira de rodas e só sai de casa para ir ao médico. Mal-humorado, tem tendências suicidas, mas ao conhecer a nova cuidadora sua história também toma outro rumo.
“Jojo Moyes tem a habilidade de combinar histórias românticas com tramas bem construídas, personagens cativantes e boas doses de humor e leveza, e com isso consegue um público fiel, que não se restringe a ler apenas um de seus livros, mas que quer conhecer toda sua obra. Costumo dizer que é uma autora que respeita a inteligência do leitor. Seus livros têm tramas elaboradas, personagens complexos e desfechos que fogem do óbvio. Além disso, ela tem um talento fantástico para contar histórias da perspectiva de garotas comuns. Então, ainda que à primeira vista a história pareça muito distante da realidade de quem está lendo, é impossível não se identificar – e torcer – pelos nosso personagens preferidos”, diz Mariana Rimoli, editora da Intrínseca, casa que publica Jojo no Brasil.
É comum que pelo tom das obras e pelas características dos personagens, que muitas vezes não se encaixam em uma suposta perfeição, encontremos Jojo sendo comparada a nomes como John Green e Nicholas Sparks. A editora, no entanto, enxerga poucas semelhanças entre a inglesa e esses seus dois colegas. “Acho que essa comparação vem do fato de serem três autores que ficaram conhecidos por livros que causam muitas lágrimas, não? Tirando isso, acho que cada autor tem suas características próprias”.
Jojo segundo uma fã
Por conta do sucesso de Jojo e da proximidade do lançamento de “Como Eu Era Antes de Você” nos cinemas, a Intrínseca organizou há alguns dias um encontro entre fãs da escritora em uma livraria no Rio de Janeiro. Cerca de 60 pessoas – principalmente mulheres entre 20 e 40 anos – foram ao evento para conversar não apenas sobre o trabalho que está indo para as telonas, mas também a respeito de outros livros da autora – são 13 no total -, como “A Garota que Você Deixou Para Trás”, “Baía da Esperança” e “Em Busca de Abrigo”, que marcou sua estreia em 2002 – antes disso Jojo atuava como jornalista.
Andressa Leal, fã de Jojo Moyes.
Andressa Leal, fã de Jojo Moyes.
Quem comandou o papo foi Andressa Leal, jovem de 23 anos que define sua relação com a autora como “amor à primeira vista”. “Quando li o primeiro livro dela eu não fazia ideia do que iria encontrar e até hoje ela me surpreende. Mesmo quando a premissa do livro sai da minha zona de conforto ou quanto eu acho que ela irá me decepcionar, a Jojo Moyes consegue me cativar de alguma forma. Ou seja, é só amor”, diz a garota cuja obra preferida é “A Última Carta de Amor” – “essa história tem um equilíbrio perfeito entre drama e romance”, argumenta.
Ao falar de quais características aprecia no trabalho de Jojo, Andressa cita, por exemplo, a maneira que a autora constrói os personagens. “Eles são críveis, falhos e totalmente humanos. Isso permite que o leitor se identifique com eles de forma integral ou através de alguma situação vivenciada ou atitude específica”. No entanto, o que gosta mesmo é da mensagem que a inglesa transmite com seus livros. “Sempre há algo de superação em suas histórias sem que pareça clichê ou irreal. Porque a vida é assim, todos temos obstáculos que precisam ser vencidos e essa é uma forma inteligente, e até sutil, da autora de incentivar seus leitores a seguirem em frente”.
A fã também se mostra apreensiva ao falar sobre a transposição de “Como Eu Era Antes de Você” para o cinema. “Adaptações são sempre um momento de tensão para qualquer leitor. Pelo pouco que os trailers mostraram, percebi que os atores captaram bem a essência dos personagens e que o roteiro parece ser fiel ao livro, então a expectativa está alta. Ainda assim, estou muito ansiosa para ver o resultado final”, diz. E faz uma aposta alta: “Acredito que esse filme partirá mais corações do que 'A Culpa é Das Estrelas', então é bom estar preparado”.
Veja um trecho de “Como Eu Era Antes de Você”:
“Quando ele sai do banheiro, ela está acordada, recostada nos travesseiros e folheando os prospectos de viagem que estavam ao lado da cama. Usa uma camiseta dele e seu cabelo comprido está despenteado de uma maneira que o faz lembrar da noite anterior. Ele fica parado, desfrutando da breve recordação enquanto enxuga seu próprio cabelo com uma toalha.
Ela levanta os olhos do prospecto e faz um beicinho. É um pouco velha para isso, mas eles estão juntos há pouco tempo e ainda é bonitinho.
– A gente precisa mesmo fazer algo que envolva escalar montanhas ou se pendurar em ribanceiras? É a primeira vez que vamos tirar férias juntos para valer e não há uma única viagem nesses folhetos que não envolva se atirar de algum lugar ou – ela finge tiritar de frio – usar casacos de fleece.
Ela joga os folhetos na cama e estica os braços bronzeados acima da cabeça. A voz está rouca, prova de que dormiram pouco.
– Que tal um spa de luxo em Bali? Poderíamos ficar deitados na areia… passar horas sendo paparicados… ter longas noites relaxantes…
– Não posso ter esse tipo de férias. Preciso de atividade…''

Nenhum comentário:

Postar um comentário