terça-feira, 23 de junho de 2015

Exposição gratuita com obras de Pablo Picasso chega ao Rio

Depois de receber 235 mil visitantes em São Paulo, a exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola" segue agora para o CCBB do Rio de Janeiro, onde fica de 24 de junho a 7 de setembro, com visitação gratuita.

O conjunto apresenta obras do pintor espanhol Pablo Picasso e de outros artistas modernistas de seu país. Ao todo, são 90 trabalhos – metade deles de autoria do mestre cubista. Entre os quadros de Picasso que integram a mostra do CCBB, estão "Cabeça de Mulher" (1910), "Busto e Paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939), "Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos" (1939) e "O Pintor e a Modelo" (1963).

O público também poderá ver estudos e esboços que resultaram na obra-prima "Guernica" (1937), um painel de 3,5 m de altura por 8 m de comprimento em que Picasso retratou as atrocidades cometidas durante a guerra civil espanhola (1936-1939).

Com curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga, a exposição pretende oferecer aos visitantes diferentes abordagens sobre os fundamentos estéticos e as contribuições do mestre cubista e de seus contemporâneos – como Salvador Dalí, Joan Miró, Juan Gris, Julio González e Óscar Domínguez – para o cenário internacional da arte.
Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid/Successión Pablo Picasso/AUTVIS, Brasil, 2015
"Cabeça de cavalo", esboço para "Guernica" (1937)
Dividida em oito módulos, a mostra destaca como Picasso concebeu o conceito de modernidade e influenciou os demais artistas da época, dialogando e se relacionando com eles.

Os módulos da exposição são: "O Trabalho do Artista", "Variações", "Ideia e Forma", "Signo, Superfície, Espaço", "Realidade e Super-Realidade", "Natureza e Cultura", "O Monstro e a Tragédia" (com foco no imaginário de Picasso e como ele criou "Guernica") e "Em Direção a Outra Modernidade" (sobre a arte espanhola no fim dos anos 1950).

As peças pertencem ao acervo do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri. E a exposição foi realizada inicialmente na Fondazione Palazzo Strozzi, em Florença, na Itália.

Serviço
"Picasso e a Modernidade Espanhola"
Quando: De 24 de junho a 7 de setembro de 2015. De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Onde: CCBB-Rio - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: culturabancodobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário